quarta-feira, 21 de julho de 2010

Como habilitar um usuário com Enterprise Voice no CS"14"

Fala Pessoal,

Para os amantes de Power Shell o CS"14" terá a sua console Shell (Communications Server Management Shell) assim como o Exchange 2007 e 2010.
Abaixo vamos listar alguns comandos para habilitação de usuário no CS"14" e habilitação do Enterprise Voice no CS"14":

1. Habilitando o usuário no CS"14"
Enable-CsUser –Identity "Ken Myer" –RegistrarPool atl-cs-001.litwareinc.com –SipAddressType FirstNameLastName –SipDomain litwareinc.com
No comando acima utilizamos alguns parâmetros como o Identity onde identificamos o usuário do AD que será habilitado. Nesse parâmetro podemos utilizar algumas informações como o "Display Name do usuário no AD", "SIP Address" (utilizado para editar as propriedades de um usuário já habilitado), "User Principal Name" ou "Domínio\Nomedelogon".

O parâmetro RegistrarPool informa o pool que esse usuário ficará armazenado.

O parâmetro SipAddressType informa como será configurado o endereço SIP do usuário. Quando utilizado a opção FirstNameLastName ele automaticamente acrescenta o "." entre o nome e o sobrenome.

O parâmetro SipDomain informa o nome do domínio que será configurado junto ao SIPAddressType do usuário. Formando o SIP URI.

2. Habilitando o Enterprise Voice no CS"14"
Set-CsUser –Identity "Ken Myer" –EnableEnterpriseVoice $True –LineUri "TEL:+14255551298"

No comando acima utilizamos o comando Set-CsUser para configurar as propriedades de uma conta já existente.
Utilizamos também o parâmetro EnableEnterpriseVoice com o valor de "$True" para habilitação do Enteprise Voice.
Existe também o parâmetro LineURI onde informamos o número do telefone do usuário. A regra permanece a mesma para o valor desse campo com o TEL:+número do telefone

Você já deve estar pensando que terá que executar um comando para habilitar cada funcionalidade....Claro que não!!! Para isso existe um parâmetro -Passthru utilizado para ligar o comando digitado ao próximo comando depois do pipeline. Exemplo:

Enable-CsUser –Identity "Ken Myer" –RegistrarPool atl-cs-001.litwareinc.com –SipAddressType FirstNameLastName –SipDomain litwareinc.com –PassThru Set-CsUser –EnableEnterpriseVoice $True –LineUri "TEL:+14255551298"
Agora vamos dizer que além de habilitar o usuário para o CS"14" e Enteprise Voice, você ainda quer associar esse usuário a um Dial Plan e a uma Voice Police. Você também conseguirá executar tudo em um mesmo comando. Exemplo:

Enable-CsUser –Identity "Ken Myer" –RegistrarPool atl-cs-001.litwareinc.com –SipAddressType FirstNameLastName –SipDomain litwareinc.com –PassThru Set-CsUser –EnableEnterpriseVoice $True –LineUri "TEL:+14255551298" –PassThru Grant-CsDialPlan –PolicyName "RedmondDialPlan" –PassThru Grant-CsVoicePolicy –PolicyName "RedmondVoicePolicy"
Nesses 02 novos comandos utilizamos o Grant-CSDialPlan para associar o usuário a uma police de Dial Plan e o Grant-CsVoicePolicy para associar o usuário a uma Voice Police.

O PS já ajudou a vida de muita gente no Exchange e agora é a vez de ajudar no CS"14".....rs

Até a próxima......


Fonte: http://blogs.technet.com/b/csps/archive/2010/06/28/wtlenableuservoice.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário