segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Atualizando o Address Book no Lync Server 2010

O processo de atualização é o mesmo se comparado ao OCS 2007 R2. Segue abaixo um resumo desse processo:

  1. Mudanças realizadas nos objetos do AD são automaticamente sincronizadas através do LS User Replicator a cada 01 minuto. Essas alterações são replicadas para as bases de dados no SQL Server.
  2. Depois, a cada 24 horas o LS Address Book Server pegará as informações mais atualizadas na base de dados do SQL e colocará essas atualizações em arquivos que serão disponibilizadas para download para os clientes.
  3. Em um período randômico, os clientes (Lync cliente e Lync Phone Edition) irão fazer o download dos arquivos do Address Book pelo compartilhamento do Lync, criado durante a criação do pool.

Processo Manual

Para executar o processo acima de forma manual, você poderá utilizar o Lync Power Shell. Segue abaixo os passos que devem ser executados:

1. Apesar da replicação do AD ser realizada a cada 01 minuto, você pode executar o comando abaixo no console do Lync Power Shell para atualizar a base de dados do SQL com as últimas atualizações do AD:
Update-CsUserDatabase

2. Depois de colocar as informações mais recentes na base de dados do SQL, vamos colocar essas atualizações nos arquivos Address Book. Para isso, execute o comando abaixo:
Update-CsAddressBook

Você pode utilizar o parâmetro “–verbose” para visualizar o resultado do comando

3. Após a execução do comando acima, aguarde por um período de 05 minutos e abra o Lync Server event log na console do Event Viewer para verificar se a atualização foi realizada com sucesso. No Event Viewer deverão constar 04 eventos. São eles:
Event ID 21005, 21010, 21056 e 21004

4. Após a execução do processo acima, você pode aguardar a atualização do cliente que pode ocorrer em 01 ou 60 minutos ou se preferir, executar os passos abaixo para forçar a atualização no cliente de forma manual:
  • Abra o Command Prompt com a opção Run as Administrator e execute o comando abaixo:
    reg add HKLM\Software\Policies\Microsoft\Communicator /v GalDownloadInitialDelay /t REG_DWORD /d 0 /f
  • Após a execução do comando acima, saia do Lync e delete os arquivos GalContacts.db and GalContacts.db.idx disponíveis do diretório abaixo:
         Windows XP
         %userprofile%\Local Settings\Application Data\Microsoft\Communicator\sip_\

         Windows Vista e 7
         %userprofile%\AppData\Local\Microsoft\Communicator\sip_\

Após realizar a deleção, abra o cliente do Lync novamente e verifique as atualizações realizadas

Um comentário:

  1. Boa tarde!
    Estou com o seguinte problema:
    Internamente tudo está OK.
    Externamente o catálogo de endereços não funciona, fica a mensagem "Não é possível sincronizar informações do catálogo de endereços".

    Tem ideia de como me ajudar?

    ResponderExcluir