domingo, 19 de setembro de 2010

Erro na validação do Group Expansion e ABS

Estive em um projeto implantando o OCS 2007 R2 Standard Edition em um servidor Windows Server 2008 R2 e tive um problema o qual ainda não tinha encontrado. Durante a validação do serviço de Web Component ocorria uma falha na navegação dos diretórios virtuais do GroupExpansion e ABS resultando no erro HTTP 503. O serviço não está disponível.
Durante algumas análises nos componentes do IIS pude verificar que o pool de aplicativos LSGroupExpAppPool estava desativado. Quando iniciei o pool o mesmo ficava em modo “Started” normalmente, porém, era só receber alguma requisição que o mesmo alterava o seu status para “Stopped”.
Após a parada do pool analisei o Event Viewer e pude listar o seguinte evento:
Event 5021- The Identity of Application Pool LSGroupExpAppPool is Invalid
Nesse caso, entendi que o nome do usuário ou a senha especificada para a identidade do pool poderia estar incorreta. Porém, a mesma conta utilizada no pool LSGroupExpAppPool era a conta utilizada nos serviços do OCS e para validar o usuário e senha reiniciei os serviços e nenhum problema de autenticação ou falha na inicialização dos serviços foi apresentada.
Logo após, realizei algumas pesquisas e encontrei o link abaixo:
http://waveformation.com/2009/06/08/event-5021-the-identity-of-application-pool-lsgroupexpapppool-is-invalid/
Esse link informa que se o usuário configurado no pool não possuir as permissões necessárias para o correto funcionamento do aplicativo, o pool será parado na primeira requisição de conexão.
As permissões necessárias para que o usuário execute o pool são “Log on as a batch job” e “Log on as a service”. Percebi que havia uma Group Police aplicada aos servidores que conflitavam com as permissões concedidas durante a instalação do OCS.
Para resolver esse problema, incluímos os usuários RTCService e RTCComponentService na Group Police concedendo as permissões de “Log on as a batch job” e “Log on as a service”. Após forçar a replicação da police nos servidores OCS , iniciei o pool de aplicativos LSGroupExpAppPool e rodei a validação do WebComponent com sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário